A Prefeitura de Sobral iniciou a limpeza e a retirada de lixo e plantas aquáticas, como pacova, aguapés e capim, que vinham poluindo o Rio Acaraú. O trabalho, iniciado há quase duas semanas, é bastante lento e até agora não apresenta um resultado satisfatório, segundo moradores dos bairros ribeirinhos, Tamarindo, Dom Expedito e Pedrinhas.
O trabalho envolve apenas uma pequena embarcação e dois homens que passam o dia todo arrancando os aguapés. "O trabalho é difícil porque deixaram as plantas crescerem em excesso. Algumas delas apresentam raízes muito profundas, o que nos obriga um esforço bastante concentrado. Aqui só terá resultado se uma equipe de garis nos auxiliar nesse trabalho", disse Tiago Alves Sales, responsável pela embarcação.
A operação de limpeza nas margens do rio atende solicitações das lavadeiras, pescadores e moradores ribeirinhos, que frequentemente tem se preocupado com a situação do rio, principalmente, no trecho entre as pontes José Euclides e Othon de Alencar, onde está situado o espelho d´água, considerado um cartão postal da cidade. "Nós sempre nos preocupamos com essa situação, porque é daqui que tiramos o nosso sustento", disse a lavadeira Maria Irene do Nascimento.
"Acho que nunca é tarde para se fazer a limpeza desse rio, tão importante para Sobral e para outros Municípios da região. O bom seria se a gente não poluísse tanto", comentou a aposentada Lucia Lopes.
Operação anterior
Operação semelhante foi desenvolvida pela Prefeitura e a Secretaria de Habitação e Saneamento, em julho de 2005. Naquela ocasião, como foi mostrada em reportagem publicada pelo Caderno Regional, cerca de 500 carradas de caminhões com lixo e plantas aquáticas foram retiradas do leito do rio.
O trabalho envolveu 50 garis, sete caminhões e uma pá mecânica, com a participação do Corpo de Bombeiros na parte de segurança. Uma ação do programa "Sobral é a maior limpeza", com a participação das secretarias de Habitação e Saneamento, de Infraestrutura, do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A operação durou aproximadamente 20 dias.
Fonte:Blog Wilson Gomes
Um comentário:
A palavra pensam do verbo pensar não é escrita assim. PENSÃO.
Postar um comentário