A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nssta quarta-feira (19), O Projeto Ficha Limpa, Com decisão, a matéria fica pronta para votação em Plenário. A oposição tenta uma manobra para permitir que a votação ocorra ainda nesta noite. Caso seja aprovado sem alterações, o projeto segue para sansão presidencial. Se for aprovado com alterações, volta para a camara.
A Votação aconteceu de forma acelerada na CCJ depois de um recuo do lider do governo. Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada ele chegou a dizer que o senado não decidiria o tema sob pressão. Nesta semana, mudou o discurso e defendeu a votação com urgência, mas cobrou da oposição que antes sejam votados os projetos do pré-sal, que tem úrgência constitucional e trancam a pauta da Casa junto com medidas provisórias. Jucá disse ter alteraçõea ao projeto, mas em virtude do apelo para votação rapida, ele pretende que um novo projeto faça as mudanças que julga ser necessárias.
O texto aprovado na camara e mantido integralmente na CCJ do Senado pelo relator Demóstenes Torres (DEM-GO) proibe por oito anos a candidatura de politicos condenados na Jústiça em decisão colegiada, mesmo que trâmite do processo não tenha sido concluido no Judiciário. este tipo de decisão colegiada acontece geralmente na segunda instância ou no caso de pessoas com foro previlegiado.
Fonte: G1