De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Datafolha: cai vantagem de Dilma e aumenta a chance de segundo turno


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, não tem mais garantida a vitória em primeiro turno. É o que revela nova pesquisa Datafolha realizada nesta segunda-feira (27) em todo o país. Os resultados mostram que Dilma perde votos ou oscila negativamente em todos os estratos da população.
Nos últimos cinco dias, Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos, recuando de 54% para 51%. Para ser eleita, ela precisa de 50% mais um voto. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos ou 53%.
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, apenas oscilou positivamente, de 31% para 32%. Já Marina Silva (PV) também oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando para 16%. Antes ela tinha 14%.
Queda
Dilma Rousseff registrou queda em todos estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade. Uma das maiores baixas (queda de 5% nas intenções de voto) se deu entre os que ganham de 2 a 5 salários mínimos (entre R$ 1.020,00 e R$ 2.550,00).
Dilma vem perdendo votos desde a segunda semana de setembro, coincidindo com escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil, que levou ao pedido de demissão de sua ex-assessora, Erenice Guerra.
O total das intenções de voto em Dilma caiu de 51% para 46% nesse período, enquanto a soma dos concorrentes dela subiu de 39% para 44%. Considerando somente os votos válidos, a diferença entre Dilma e os demais candidatos despencou de 14 pontos há duas semanas para dois pontos agora.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem da petista também caiu. No levantamento anterior, Dilma tinha 55% das intenções de voto contra 38% de Serra. Agora a candidata tem 52% contra 39% de Serra.
Com informações da Folha.com

Nenhum comentário: