De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Horário de verão começa à 0h de domingo em três regiões do país


A partir da zero hora do próximo domingo (17), começa o horário de verão no país. Quando o relógio apontar a meia-noite de sábado, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. Participam do ajuste moradores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais. O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011.

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada.

O horário de verão deve gerar uma economia de pelo menos R$ 80 milhões para o país, sem contar os recursos que deixarão de ser investidos na capacidade de geração de energia, segundo o governo. No período, a redução da demanda evitará investimentos em termos de capacidade de cerca de R$ 2 bilhões, afirma o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp.
Segundo o diretor-geral, no período, o horário de maior consumo de energia passará das 18h às 21h para 19h às 22h. Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 4,6% e 5% nos horários de pico. "Com maior luminosidade, o cidadão aproveita melhor o dia", disse.
Fonte:UOL

Nenhum comentário: