De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

sábado, 30 de outubro de 2010

Sobral tem 61 localidades atendidas por carro-pipa

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Jorge Vasconcelos Trindade, pelo menos 61 localidades da zona rural estão recebendo água através de cinco carros-pipa. O quadro é preocupante, por conta de poucas chuvas registradas este ano. Já foi feita solicitação junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para que o Município seja incluído no programa do Governo “Operação Pipa”. O problema da falta de água atinge também alguns bairros da cidade.

São 61 localidades onde o abastecimento de água está sendo feito com a ajuda da Defesa Civil do Município, com suporte de cinco carros-pipa, três alugados pela Prefeitura de Sobral, outro da Usina de Asfalto e o último cedido pelo Corpo de Bombeiros de Sobral. As famílias não têm de onde retirar água. Os poços estão secos e os rios e lagos destas localidades também perderam todo o volume hídrico. “O ser humano, quando não tem água, acaba tendo pela frente sérios problemas, como desidratação, doenças na pele, além de muitos outros fatores complicadores. Estamos fazendo o que podemos. Mas, sabemos que muito ainda precisa ser feito para evitar um problema maior”, explicou Jorge Trindade.
As áreas que mais sofrem com esta estiagem são as localidades dos distritos de Jordão, Baracho, Taperuaba, Bilheira, Aracatiaçu, Caracará e Patos. Os locais mais críticos estão nos distritos de Jordão e Aracatiaçu. “Na verdade, todas as localidades apresentam dificuldades e precisam de melhores atenções. Mas nestes dois distritos a situação é bem mais crítica. Existem locais na serra do Rosário, no distrito do Jordão, que o acesso é quase impossível e não é todo tipo de veículo que chega até estas localidades. No caso de Aracatiaçu, é que, quando a gente se dirige para atender às localidades, pelo fato de serem muitas, dificulta o nosso trabalho, até porque eu não posso disponibilizar todo o nosso efetivo apenas para uma área. Apesar das dificuldades, continuamos trabalhando e vamos dar prosseguimento até que a situação seja revertida”, disse Jorge Trindade.
Ele destacou que esta situação não ocorre apenas em Sobral. Em todo o Estado, são 122 municípios que sofrem com a falta de água. Todos os gestores municipais já solicitaram junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil a inclusão, no programa Operação Pipa, do Exército Brasileiro. Destes municípios, 79 já foram atendidos.
“A nossa solicitação foi feita há cerca de três meses e até o momento nenhuma resposta foi nos dada. Na verdade, nós estamos precisando deste apoio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, para atender à demanda que cresce a cada semana. Atualmente nós estamos atendendo estas 61 localidades e realizamos, com muita, dificuldade a entrega desta água, mas nos preocupamos com o crescimento das localidades que certamente deverão estar nos procurando nos próximos dias em busca de água. Daí a nossa preocupação e necessidade desta ajuda”, disse Jorge Trindade.
Fonte:expressodonorte

Nenhum comentário: