De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Funcionarios do CENTEC de Sobral serão demitidos


A notícia de que todos os funcionários que permaneciam lotados no Instituto Centro de Ensino Tecnológico em Sobral (Centec) seriam demitidos se confirmou na manhã de ontem, depois de
convocação feita pelo setor de Recursos Humanos do órgão em Fortaleza.
Os 20 profissionais receberam o comunicado de aviso prévio em forma de protesto, pois, segundo eles, havia uma promessa que, mesmo após a implantação Instituto Federal de Ciência e Educação Tecnológica do Ceará (IFCE), seriam remanejados para outros centros de educação vinculados à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). “Se temos isso no papel, claro que não, pois foi dito numa reunião”, disseram, de forma unânime, os funcionários demitidos.
Para José Gaulberto Filho, que trabalha no Centec há mais de oito anos, há como reaproveitar cada funcionário sem ter que passar pelo constrangimento. “Todos aqui passaram por um teste seletivo. Se chegamos onde estamos é porque temos competência”, disse Gualberto, acrescentando que teve que enfrentar 90 candidatos que pretendia ocupar o único cargo de coordenador financeiro ofertado pelo Centec na época.
Segundo a assistente administrativa Fabiana Maria Lima, muitos tiveram oportunidade de deixar o Centec e ir para outro órgão, mas foram orientados a permanecer na função. “Estou nessa luta que não é só minha, é de todos, porque acho que não é justo fazer o que estão fazendo. Aqui tem pai de família que precisa do emprego”. Segundo ela, houve, por diversas vezes, tentativa de reverter a situação, mas foram em vão.
“Na última vez que o governador Cid Gomes esteve em Sobral, preparamos um manifesto com faixas e cartazes na busca de solução. O atual prefeito Clodoveu Arruda, que esteve presente na reunião onde o acordo foi firmado, disse que estava surpreso com a notícia”, acrescentou Fabiana. Jairo Ferreira, dos Recursos Humanos do Centec, que viajou de Fortaleza para Sobral trazendo o comunicado de pré-demissão dos funcionários, não quis falar sobre o assunto. “Não estou autorizado a falar com a imprensa sobre tal decisão. Oriento que procure a nossa secretaria executiva”.
Sem reposta
Durante toda manhã, a reportagem tentou contato com a direção geral do Centec e com a Executiva, mas os telefones fornecidos davam sinal de ocupados. Além do Centec, a Secitece é responsável pelo setor administrativo de outros órgãos ligados à educação no Estado, como, a Faculdade de Tecnologia (Fatec); os Centros Vocacionais Tecnológicos e Técnicos (CVTs); e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).
Na área de Educação Superior atua de forma estratégica tendo como referência às políticas de inclusão social e desenvolvimento regional, procurando incentivar e melhorar os resultados que atendam às necessidades de desenvolvimento da Educação Superior no Estado.
Demitidos20 profissionais receberam o comunicado de aviso prévio em forma de protesto, pois, segundo eles, havia uma promessa que, após a implantação IFCE, seriam remanejados.
MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centro de Ensino Tecnológico em Sobral (Centec)
Avenida Dr. Gaurany, 317, Derby
(88) 3112.8120/ http://www.centec.org.br/
(WILSON GOMES COLABORADOR

Um comentário:

Anônimo disse...

É TRISTE VER 20 PESSOAS SENDO DEMITIDAS DE SEUS EMPREGOS, MUITOS DELES PAIS DE FAMÍLIA, PORÉM É BOM LEMBRAR QUE PARA INGRESSAR NO SERVIÇO PÚBLICO SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DO PAÍS É NECESSÁRIO PASSAR POR CONCURSO PÚBLICO. MANEIRA ESSA CORRETÍSSIMA,POIS SOMENTE ASSIM SE EVITA QUE PESSOAS SEJAM INDICADAS PARA EXERCER CARGOS EM EMPRESAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE INDICAÇÕES POLÍTICAS. O CONCURSO PÚBLICO É A FORMA DE BENEFECIAR A TODOS SEM DISTINÇÃO.