De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guardas Municipais retomam atividade de mobilização em defesa do aumento de salário e em apoio à greve do trânsito.


Com a antecipação da data-base os servidores acreditam que essa mudança possa ser positiva para recuperar o poder de compra de seu salário.
Após o recesso das festividades do fim de Ano, a entidade classista tem realizado plenárias por categoria, visitas as unidades de trabalho para iniciar pressão sobre o governo municipal para que a data de reajuste de salário dos servidores municipais coincida com o aumento do salário mínimo nacional.
Na última quarta-feira (12), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS) realizou grande assembléia geral com a categoria da Guarda Municipal, para retomar as atividades de mobilização em defesa do aumento do salário base, e apoio a greve do trânsito.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Célio Brito, “Se os servidores municipais quiserem acordos equilibrados entre todos os setores, deverá ampliar seu poder de mobilização nas lutas e na organização sindical para Unir e Somar nossas forças, sempre! Por que o “nosso reajuste será do tamanho da nossa mobilização”, defende o sindicalista.

Na ausência de uma Lei municipal que estabeleça uma data base para reajuste anual dos vencimentos dos servidores, o prefeito municipal acompanhava o período de reajuste do governo federal, o dia primeiro de maio – Dia do Trabalho, para reajustar os salários municipais. Com a política de valorização do salário mínimo acordada com as centrais sindicais o governo federal desde 2007, utiliza como parâmetro os índices de inflação do período/INPC, acrescido do PIB, para recompor o salário com ganho real e a antecipou a data de reajuste um mês a cada ano, ate que fixou em 1º de janeiro de 2010. O Ex-prefeito Leônidas Cristino, havia sinalizado para este entendimento quando acompanhou em 2007 e 2008, mas retroagiu nos anos seguintes esta orientação.
Os servidores esperam com a nova gestão do prefeitoClodoveu Arruda- Veveu, que o mesmo possa definir uma política efetiva de valorização dos servidores públicos municipal, elaborando planos de carreiras, implantando os que já existem e garantindo o pagamento dos adicionais devidos. Além de realizar concurso público para recompõe e ampliar os serviços essenciais e necessários para a população contribuinte.
Com a antecipação da data base os servidores acreditam que além de recuperar o poder de compra do seu salário possa resolver também a indefinição do reajuste nos período eleitoral em dois em dois anos, onde o único prejudicado é o trabalhador.
Para Francisco Erivelton, secretario executivo do SINDSEMS, “A situação é sempre a mesma, quando a economia vai bem, os municípios enchem o bolso e não dividem com ninguém, mas quando a coisa vai mal, querem sempre repassar para o trabalhador municipal”, reclama o sindicalista.
Com a exposição, o sindicato chama a atenção da sociedade para perceber a importância dos servidores público em todas as áreas, e passe a exigir a valorização dos mesmos. “A luta não é apenas por melhores salários, mas também pela melhoria das condições de trabalho”.
Com a assembléia os servidores puderam reafirmar sua unidade quando escolheram uma comissão que irão compor um Grupo de Trabalho-GT, para auxiliar a diretoria do sindicato na elaboração das justificativas das demandas coletivas e na articulação das mobilizações da categoria.
“A luta não é apenas por melhores salários, mas também pela melhoria das condições de trabalho”. Célio Brito.
O sindicato auxiliado pelo GT deverá trabalhar as mobilizações durante toda Campanha Salarial para chama a atenção da sociedade para perceber a importância dos servidores público em todas as áreas, e passe a exigir a valorização dos mesmos.
Exigências - Os Servidores defendem antecipação da data base para reajuste de salário em 1º de janeiro, com aumento significativo para toda categoria da Secretaria da Cidadania e Segurança. Realizando urgentemente concurso público para recompor e ampliar os serviços da guarda municipal e agentes de trânsito. Assim como, garantir o pagamento dos adicionais devidos ao servidor público. Além de implantar verdadeiramente o Plano de Carreira da Guarda como regulamenta a lei. E por fim estabelecer uma reaproximação do secretario, comandante e demais gestores com o corpo de servidores da Guarda e do Trânsito, para uma melhor convivência e amadurecimento das relações.
Fonte:SINDSEMS

Nenhum comentário: