Este livro, que levei cerca de 10 anos para concluí-lo, é fruto de um trabalho intenso de pesquisa sobre o esporte mais popular do País, porém direcionado a Sobral, cidade que me viu nascer e que, com muito orgulho, a chamo de “meu torrão natal”.
Residi em Sobral de 1941, ano em que nasci, até 1960, quando me transferi para Fortaleza para dar sequência aos meus estudos. No Liceu do Ceará concluí o curso colegial, à época denominado de curso cientifico. No início de 1964 deixei o Ceará com destino ao Rio, com uma rápida passagem por São Paulo. Cinco anos depois me transferi para Curitiba, cidade que me acolheu de braços abertos e de forma muito carinhosa. Aqui desenvolvi minha atividade profissional e constituí família. Nada não, nada são, moro na capital paranaense há mais de 40 anos. Tempo suficiente para fazer uma considerável gama de amigos. Embora um apaixonado por Curitiba, nunca esqueci minhas origens. A todos, falo com muito orgulho da minha querida. e sempre lembrada, Sobral.
Sempre fui um apaixonado pelo futebol. Cresci ouvindo e lendo histórias do futebol sobralense, umas verdadeiras, outras criadas pela imaginação popular e que até então eram tidas – todas - como verdadeiras para mim e toda a cidade. Um dia resolvi conhecer a fundo a história verdadeira do futebol de Sobral. Desde a sua origem até os dias atuais. Uma pesquisa de muitos anos através de livros, jornais, entrevistas e depoimentos. Através deste trabalho pude conhecer e separar o real do imaginário. Agora este sonho está concretizado. O livro Do São Cristóvão ao Guarany – A história do futebol sobralense – está pronto. Por meio deste blog quero partilhar com todos os sobralenses este trabalho.
Este blog tem, também, outro objetivo, tão importante para mim quanto o primeiro: criar um canal de ligação entre este locutor que vos fala e todos aqueles que, como eu, tiveram a honra e o prazer de nascer na Princesa do Norte, em especial o pessoal do meu tempo, amigos de infância e juventude, colegas de bancos escolares no Colégio Sobralense e no Colégio Estadual Dom José. Amigos que viveram intensamente os bons tempos da pequena e romântica Sobral, das décadas de 1940, 1950 e meados de 1960, época em que, pelo tamanho da cidade, todo mundo se conhecia. Pessoas que há muito não as vejo e que com algumas delas perdi contato, mesmo visitando anualmente a nossa cidade.
Fonte:Blog do Firmino
Um comentário:
Leitura obrigatória para os desportistas e os interessados na história de Sobral.
Postar um comentário