De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

domingo, 30 de outubro de 2011

Estado garante ter os recursos para hospitais

Ao contrário do que afirmou, em discurso na Assembleia, recentemente, um dos líderes governistas, o deputado Welington Landim (PSB), o Governo do Estado tem recursos para manter a estrutura hospitalar programada para funcionar, na sua plenitude, até o fim de 2014, embora reconheça ser necessário um aporte bem maior de recursos para o seu custeio.

Landim, em sua fala, defendia um maior volume de recursos do Governo federal para financiar a saúde e afirmou que a manutenção dos novos equipamentos hospitalares reclamariam uma soma aproximada de um bilhão de reais, dinheiro com que o Estado não contaria nos seus orçamentos. A afirmação, embora tenha passado desapercebida pela oposição, chamou a atenção de tantos quantos estão atentos aos pronunciamentos do governador, sobre o setor de saúde.

Novos dinheiros

Procurado, o chefe de gabinete do governador, deputado Ivo Gomes (PSB), foi enfático: "não haverá falta de recursos para a manutenção dos novos equipamentos de saúde. Não há sentido construí-los e não pôr para funcionar. É verdade, entretanto, que os recursos para a implantação de um sistema público de saúde que esteja perto das pessoas e seja de boa qualidade exige novos dinheiros".

O governador Cid Gomes, no momento em que estava sendo discutida a regulamentação da Emenda Constitucional 29, assumiu a defesa da criação de um novo imposto para financiamento da saúde. Independentemente de qualquer outra situação, o Estado já reclama da União, uma divisão mais justa dos recursos para esse setor.

Ivo Gomes é otimista ao falar do setor de saúde estadual. Para ele, é preciso "muito dinheiro para manter, mas a gente vai se virando, com muito sacrifício, até que possamos ter uma fonte mais robusta e estável de financiamento", mas, assim como já está funcionando o Hospital Regional do Cariri, está sendo lançado o edital de concorrência para a construção do Hospital de Quixeramobim "e também nos preparando para começar o recrutamento do pessoal que vai trabalhar, a partir do próximo semestre, no Hospital Regional Norte, cujas obras estão em fase de acabamento, na nossa Sobral". Segundo ele, o mais moderno do Nordeste que está consumindo R$ 200 milhões em obras e equipamentos.

EDISON SILVAEDITOR DE POLÍTICA

Nenhum comentário: