De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

domingo, 16 de outubro de 2011

Novais aciona PSB nacional e pede expulsão no partido em Fortaleza

O ex-presidente do PSB de Fortaleza Sérgio Novais afirmou neste sábado (15) que solicitou ao PSB nacional a expulsão do atual presidente da sigla no município, Karlo Kardozo. Novais foi destituído do cargo pela ala do PSB liderada pelo governador do Ceará e presidente do PSB do Ceará, Cid Gomes.
Novais aciona PSB nacional e pede expulsão (Divulgação)As declarações de Novais foram concedidas durante evento do partido com a chamada “ala histórica” que visa debater a saúde pública em Fortaleza.
A crise interna no partido deu-se por conta da oposição que Novais faz ao Governo do Estado. Novais é contra a construção do Acquario Oceânico do Ceará, avaliado em R$ 250 milhões, e dos veículos do programa de policiamento Ronda do Quarteirão, avaliado em R$ 120 mil. O grupo liderado por Cid Gomes confirma que o pedido de destituição foi motivado pela oposição interna ao governador.
Em agosto, o PSB nacional havia informado  que não interviria na crise porque não havia sido acionado. Sem a notificação, informou o partido, o PSB nacional acataria as decisões aprovadas na esfera estadual. A destituição de Sérgio Novais da presidência do PSB de Fortaleza e sucessão de Karlo Kardozo foi aprovada por Cid Gomes, o presidente do partido no Ceará.

Kardozo defende que as decisões de Novais não são reconhecidas oficialmente pelo partido. Karlo Kardozo diz também que o dissidente “está fora do time” do partido e que sua pretensão de se candidatar a vereador de Fortaleza em 2012 não será aprovada pelo partido caso ele não volte a dialogar com os membros da executiva. “Ele se isolou e não comparece mais às reuniões do partido; se ele continuar assim, não poderá ser candidato”, diz Kardozo.
Novais afirma que o atual presidente da sigla em Fortaleza “desconhece” o estatuto do partido e diz que precisa de 20% da aprovação da executivo do partido para efetivar sua candidatura. Novais garante ter os 20% necessários. “Vou me candidatar em função da perseguição”, diz.
Novais diz ainda que a tentativa de não aprovar sua candidatura é uma “postura antipartidária”. A ala do PSB liderada por Kardozo nega que haja perseguição e defende que Novais se afastou do partido.
Candidato a prefeito
No evento do PSB, Novais lançou também sua irmã, deputada estadual Eliane Novais, como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. O PSB é da base aliada do PT e Fortaleza e não definiu oficialmente se lançará candidato próprio ou apoiará o candidato do PT para tentar sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).
O ex-deputado federal e conselheiro do PSB Ciro Gomes, defende que o partido deve lançar candidato próprio, mas não apoia a escolha de Eliane Novais. Ciro Gomes cita como nomes para uma possível candidatura do PSB à Prefeitura de Fortaleza o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, e o vereador Salmito Filho, recém-saído do PT e agora do PSB.
Histórico
A destituição de Novais foi votada em 15 de setembro em meio à polêmica. Os aliados de Novais usaram correntes e cadeados para evitar que os membros da executiva entrassem na sede do partido para efetuar a votação. A votação foi realizada do lado de fora da sede. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio (PSB), foi atingido por um ovo, segundo ele, arremessado por aliados de Sérgio Novais. Fonte:G1 Ceará

Nenhum comentário: