De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jovens cearenses superam dificuldades e se sagram campeões mundiais no Judô

O judô cearense está em festa. Um esporte que leva uma delegação de 15 atletas a um campeonato mundial juvenil até 19 anos, e traz sete medalhas conquistadas por metade desses judocas, merece ou não o respeito de todos? Pois é, não só merece, que os cearenses viraram notícia nos jornais de Brasília (DF), local onde foi realizada a competição, no último fim de semana, e de veículos de comunicação de outros países pelo feito. O balanço para o Ceará foi: três ouros, duas pratas e dois bronzes na categoria individual. Além de um ouro por equipe.
“Foi engraçado que por onde nós passávamos os atletas dos outros países e até do demais estados do Brasil ficavam olhando pra gente: ‘olha aí o pessoal do Ceará’. Foi muito bom ter ganho. Pra mim, foi um sonho realizado, afirmou Ambrósio Gomes Neto, campeão mundial na categoria até 90Kg e também por equipe.
Assim como ele, outro atleta que se destacou foi Marcos Costa Jr..Ambos dividem os treinos na academia do professor Zairo Morais, no Lagamar, com aulas na faculdade de Direito. “Nós estamos mostrando que no bairro há valores positivos, não só violência. Isso mostra que vale a pena investir no esporte”, diz o atleta, que levou dois ouros para casa, um em equipe e outro na categoria até 81Kg.
Poderia ser melhor
Segundo Marcos, o desempenho dos cearenses no esporte poderia ser até melhor caso houvesse mais incentivo. “Eu e mais três atletas ganhamos as passagens do governo do Estado. Se não fosse isso, dificilmente teríamos conseguido viajar e surpreender nosso adversários com esses resultados”. afirma.
De acordo com o professor Zairo, o esporte preserva a índole de muitos jovens do Lagamar. “Eles poderiam estar fazendo coisas erradas, mas o judô ocupa o tempo deles e os disciplina a tirar notas boas na escola e na faculdade”, avalia.
Verdadeiro valor do esporte
Para o presidente da Super Liga Cearense de Judô (Suliceju), Eduardo Costa, filiada à União Pan Americana de Judô e à Federação Mundial de Judô, esse também é um dos objetivos das artes marciais. “Além de repassar a parte técnica, a filosofia, e procurar atletas de alto rendimento, o judô também pode ser um instrumento de inclusão social, de crescimento humano e de valorização à vida”, emenda ele.
Herlon Viana é mais um desses atletas, que divide seu tempo em trabalho, estudo e treino…muito treino. “A rotina é dura, de segunda à sexta-feira. Mas vale a pena. A parte mais difícil mesmo é encontrar quem invista no nosso talento. Por isso que nessas horas a gente tem que agradecer em quem aposta na gente. Ganhei dois títulos mundiais (até 73 Kg e por equipe) graças ao apoio do Biggas Restaurante”, agradece.
Além deles, também conquistaram medalhas os judocas Mikaelly Sousa Batista, única medalhista cearense no feminino (prata na categoria até 48Kg), além de Natanael Alves (bronze/ até 55Kg); Bruno Magalhães (prata/ até 81Kg); José Jefferson Alencar (bronze/ até 68Kg). Todos esses três foram campeões mundiais por equipe.
“O Brasil formou três equipes. Nós éramos a única formação exclusiva de cearenses. Mesmo com um lutador a menos (a disputa é feita em sete categorias), vencemos as outras equipes”, confirma Jefferson.
Confira abaixo todos os medalhistas:
- Mikaelly Sousa Batista:  prata no mundial juvenil até 48Kg;
- Natanael Alves:  bronze até 55Kg Júnior e campeão equipe
- Bruno Magalhães: prata até 81Kg juvenil e campeão equipe
- José Jefferson Alencar: bronze até 68Kg- campeão equipe
- Paulo Erlon Viana: ouro até 73Kg e campeão equipe
- Marcos Costa Jr.: ouro até 81Kg e campeão equipe
- Ambrósio Gomes Neto: ouro até 90Kg e campeão equipe.Fonte:DN

Nenhum comentário: