De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sest/Senat inicia projeto de combate à exploração sexual infanto-juvenil

O Sest/Senat realiza, nesta terça-feira (19), ações do Projeto de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2010 (ESCA), com o objetivo de promover parceria com os postos de combustíveis para  adesão ao programa e indicação de frentistas que possam atuar como agentes de disseminação de boas práticas relacionadas ao tema. Pela manhã, o lançamento da campanha ocorre no Posto São Cristóvão, na BR-116, em Fortaleza.

O Projeto ESCA pretende conscientizar e mobilizar os caminhoneiros, através da abordagem feita pelos frentistas  que atuam nos principais postos de combustíveis de Fortaleza, para atuarem ativamente no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Um banner foi colocado no posto, para que os caminhoneiros autografassem, como forma de que estão aderindo ao ESCA. A adesão está acima do esperado pela coordenação do projeto. 
O Ceará é o quarto estado brasileiro em denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2009, foram cerca de 16 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Os índices ficam atrás apenas dos registrados na Bahia (16,5 para 100 mil), Mato Grosso (17 para 100 mil) e Mato Grosso do Sul (23 para 100 mil). Os dados são da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).
No ranking de notificações de violência sexual, que também abrange casos de abuso sexual, tráfico de seres humanos e pornografia, o Estado alcançou a sétima posição. No ano passado a proporção ficou em pouco mais de 23 denúncias para cada 100 mil habitantes.
Em todo o País, foram 29.756 ligações para o disque-denúncia (Disque 100). Nos últimos sete anos, foram 114.523 denúncias e 198.048 vitimas nos 26 estados e Distrito Federal. Das vítimas, 83% são mulheres e 17% homens. No Ceará, em sete anos, foram registradas 6.608 denúncias de exploração sexual.
Fonte:Jangadeiroonline

Nenhum comentário: