De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Faltam engenheiros no mercado cearense

Dos vários desafios que assume uma economia em crescimento, um dos principais é a mão-de-obra insuficiente em algumas áreas. Na construção civil, setor que mais cresceu em Fortaleza ano passado, a carência de engenheiros, principalmente os que atuam na área de planejamento, já é sentida. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Roberto Sérgio Ferreira, o setor já estuda trazer profissionais da Espanha e de Portugal para suprir a demanda.

"Nós temos algumas dificuldades pontuais, mas não é generalizada. Primeiro é que falta engenheiros, principalmente que trabalhem na área de planejamento. Para eles é difícil. Está muito complicado. Existe até a possibilidade de trazer espanhóis e portugueses para cá", comenta o presidente.

Além do profissional de engenharia, Roberto Sérgio Ferreira também cita outros ofícios que necessitam de gente. "Mestre de obras, técnicos em edificações, carpinteiros, pedreiro de acabamentos são outros que apresentam a necessidade", explica. Para garantir a força de trabalho necessária para acompanhar a demanda das construções, o setor já realiza formações dentro dos canteiros. "Estamos fazendo formação emergencial de pinteiro e carpinteiro. Queremos transformar serventes em profissionais. A pessoa é promovida no próprio canteiro. O curso todo tem em torno de 120 dias, durante a semana", afirma o presidente.

Nenhum comentário: