O balanço da Funceme, atualizado às 10 horas, indica que houve uma precipitação de 109 milímetros em Parambu. A região registrou ainda 52 milímetros na cidade vizinha de Aiuaba e 41 milímetros em Catarina. Também foram verificadas chuvas de menor intensidade em municípios como Tauá, Quiterianópolis e Arneiroz - todas em torno de 15 milímetros.
Baixos índices
A região dos Inhamuns costuma ter os menores índices de chuva no Ceará. O meteorologista José Maria Brabo Alves, da Funceme, explica que o fato é causado porque as precipitações costumam ser mais intensas no litoral, nas serras e no Cariri. "É uma região climatologicamente mais seca que as outras", reitera o meteorologista, referindo-se à região sertaneja.
Brabo explica que a tendência de chuvas no litoral é maior em razão da proximidade da zona de convergência. Já nas serras e no Cariri é em função das altitudes maiores. Nos Inhamuns, por ser uma região mais plana, as chuvas costumam ser menores.
Já as chuvas desta quarta-feira foram causados porque a zona de convergência pode formar nuvens em todo o Estado e houve a formação de nuvens nos Inhamuns.
A Funceme indica que houve chuvas em 138 dos 184 municípios do Ceará.
Fonte: iguatu Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário