O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está no Ceará para participar da inauguração do Hospital Regional do Cariri e, segundo Welington Landim, amanhã irá lançar o programa Rede Cegonha no Estado, numa solenidade realizada em Sobral.
Atualmente, o Brasil tem três milhões de gestantes, sendo que dois milhões são amparadas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o País tem 61 milhões de mulheres em idade fértil.
Welington Landim lembrou que 46% das gestantes brasileiras não têm gestação planejada. De acordo com as pesquisas levadas à tribuna pelo parlamentar, essas gestações ocorrem em 98 mil adolescentes entre 10 e 19 anos.
Outro grave problema que o programa pretende combater é o do aborto. De acordo com o socialista, uma pesquisa do Ministério da Saúde estima que se realize no Brasil mais de um milhão de abortos por ano. “Esses abortos acontecem em condições completamente inseguras, sobretudo em adolescentes”.
O parlamentar também chamou atenção para os maus tratos sofridos pelas gestantes na rede pública de saúde. Segundo ele, 4,27% das gestantes reclamam de terem sofrido algum tipo de violência na hora do parto.
Silveira Roccha
Nenhum comentário:
Postar um comentário