De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mirian Sobreira critica condições de trabalho e de salário dos enfermeiros

A deputada Mirian Sobreira (PSB) reivindicou, na sessão plenária desta quarta-feira (18/05) da Assembleia Legislativa, melhores condições de trabalho e de salário aos profissionais de enfermagem de todo o Brasil. Segundo ela, o País tem 1,5 milhão de enfermeiros. No Ceará, são 41 mil.

De acordo com a socialista, a categoria é desvalorizada por não ter um piso salarial estabelecido e ainda ser obrigada a cumprir expediente de 40 horas semanais. “Há 11 anos, se luta pela redução para 30 horas semanais. O projeto está no Congresso Nacional e ainda não foi votado”, reclamou.

Mirian frisou que o excesso de trabalho e a baixa remuneração fazem os enfermeiros buscarem mais de uma fonte de renda, o que pode influenciar na qualidade do serviço prestado. “Porque todos ficam sobrecarregados e há muito estresse. Tem enfermeiro que ganha R$ 600. Como pode um profissional de nível superior receber isto? É uma falta de respeito com quem doa a vida para ajudar a saúde pública. A categoria está sendo massacrada”, opinou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) considerou que salários melhores precisam ser pagos em todos os setores da saúde. O tucano lamentou a escassez de mão-de-obra vivida pelo Hospital Regional do Cariri (HRC), prestes a entrar em funcionamento. “Se o Governo não chamar as cooperativas para negociar salários diferenciados, o problema não será resolvido”, pontuou.

Nenhum comentário: