De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Eunício propõe aplicação de recursos apreendidos em ações de combate ao tráfico de drogas no tratamento de dependentes químicos

Está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o Projeto de Lei (PLS 304/2011) de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) que torna exclusivo e imediato a aplicação de recursos obtidos a partir da venda de bens apreendidos nas ações de combate ao tráfico de drogas em serviços públicos de saúde e de assistência social voltados a pessoas usuárias ou dependentes de químicos.

Em sua proposta, o senador Eunício Oliveira argumenta que apesar do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) já existir há 25 anos e sua aplicação ser definida pela Política Nacional sobre Drogas a aplicação continua a ser pouco efetiva. "Apesar de existir há um quarto de século, o Fundo Nacional Antidrogas continua a ser pouco efetivo em sua função primeira de prover recursos financeiros para o equacionamento da questão das drogas, sobretudo em relação à prevenção, considerada pela Política Nacional sobre Drogas como a intervenção mais eficaz e de menor custo para a sociedade", disse.
           
           De acordo com a matéria apresentada, os recursos obtidos com os bens apreendidos do tráfico serão exclusivamente destinados a serviços públicos de saúde e de assistência social voltados a pessoas usuárias ou dependentes de drogas. “projeto tem como finalidade garantir a aplicação integral dos recursos oriundos do FUNAD para fins de prevenção, tratamento, recuperação, redução de danos, reinserção social e ocupacional das pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas”, justifica Eunício em seu texto.

            Ainda conforme o texto, os órgãos receptores dos recursos ficam obrigados anualmente a fazer a prestação de contas discriminada e pública sobre sua aplicação.  A proposta está em fase de recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Econômicos e é relatada pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO).
Assessoria de Comunicação do Senador Eunício Oliveira

Nenhum comentário: