
Na ocasião, o Governador ressaltou a importância da assinatura de termos cooperação técnicas celebrados entre o Governo do Estado, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), com o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e com o Tribunal de Contas dos Municípios, com o objetivo de melhorar a aplicação dos recursos públicos. “Essa soma de esforços não tem objetivo maior que o zelo pelo investimentos públicos”, ressaltou o Governador.
Durante a abertura, o Controlador Geral do Estado, João Alves de Melo, aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão, onde destacou o recebimento da certificação ISO 9001. A CGE é o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas - auditoria, acompanhamento da gestão, ouvidoria, ações estratégicas, assessoramento e suporte administrativo. “Em março de 2012 vamos implantar o Portal da Transparência ajustado. Somos o único estado a realizar conferências sobre transparência em todos os municípios e o primeiro estado a criar o Conselho Estadual de Transparência e Controle Social. Com isso vamos ser de novo referência no cenário nacional”, comemorou o gestor.
Presente na solenidade, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, ressaltou o esforço do Executivo Estadual, através da CGE, em aplicar “medidas preventivas e educativas no controle interno ao invés de medidas punitivas”, disse. “Isso demonstra que o Ceará está há alguns passos a frente. O Tribunal comemora fazer parte desse esforço”, finalizou Luiz Gerardo de Pontes Brígido.
Prestigiou o evento o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho, também palestrante do Encontro. Também estavam presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora; e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, e o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar. (Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)
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