É óbvio que o Google não ia desistir tão fácil dessa vez, mesmo tendo fracassado no passado com outros lançamentos, por isso, em uma tentativa de pelo menos manter o público que já possui, o Google criou a integração do Orkut com o Google+.
De acordo com anúncio do Google no blog oficial, a integração é opcional e, depois de aceita, não pode ser desfeita: as informações do perfil do Google+ passam a compor o perfil do internauta no Orkut.
Com a isso, a foto, as informações do Google+ são importadas para o Orkut. Como o Google+ só aceita perfil com o nome real do usuário, após a integração o Orkut passará a adotar o mesmo nome. Um adeus definitivo àqueles apelidos cheio de estrelinhas e caracteres que só os que utilizaram compreendem.
Além disso, as mensagens públicas compartilhadas por meio do Google+ serão automaticamente enviadas para seu perfil no Orkut. Caso o usuário queira excluir uma postagem, será necessário acessar o Google+ e, após a exclusão, a mensagem publicada no Orkut desaparecerá.
Vejo dois pontos positivos logo de cara nessa empreitada. O primeiro é que o Google pode conseguir popularizar o Google+ com isso, evitando mais um fracasso e o segundo é que com essa integração, acaba acontecendo uma conscientização em antigos usuários do Orkut, pois o Google+ não permite a maioria dos complementos que tornaram o Orkut infantilizado e irritante para pessoas mais sérias.
Agora é aguardar para ver se o Google+ deixa de ser o Titanic que vinha aparentando ser até aqui e consegue, pelo menos, correr atrás do Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário