Com esse objetivo, o governo federal criou o plano Brasil Sem Miséria que aperfeiçoa e amplia o melhor da experiência brasileira na área social, pois o processo de ascensão social dos últimos oito anos foi decisivo para que fosse diminuída as desigualdades sociais e econômicas, com a ampliação do mercado interno, fortalecendo a economia brasileira e acelerando o crescimento do país.
O objetivo maior desses programas sociais é o de promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, tornando desprezível o percentual dos que vivem abaixo da linha da pobreza.
O objetivo maior desses programas sociais é o de promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, tornando desprezível o percentual dos que vivem abaixo da linha da pobreza.
Como parte desse esforço para a eliminação da pobreza no nosso país, a presidenta Dilma Rousseff lançou, o Programa Brasil Carinhoso que tem como objetivo tirar da miséria crianças de até 6 anos, cuja renda familiar per capita seja inferior a R$ 70,00 (setenta reais)
O programa terá três eixos: reforço da renda familiar, acesso a creches e ampliação da cobertura de saúde e terá como foco as regiões Norte e Nordeste, onde se concentram os maiores bolsões de pobreza no Brasil.
Seguindo esse mesmo caminho e perseguindo o mesmo objetivo, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, lançou o Programa Sobral Sem Miséria.
De acordo com dados da prefeitura municipal, divulgados pelo próprio prefeito, cerca de 8 mil famílias ainda vivem na cidade de Sobral em condições de extrema pobreza e, se forem feito cálculos, tendo por base, pelo menos 4 membros por família, chegaremos ao número surpreendente e preocupante de trinta e dois mil sobralenses vivendo nessas condições extremadas.
Só para se ter uma ideia do que representa esses dados, o contingente populacional que vive abaixo da linha da pobreza na Princesa do Norte é superior à população inteira de muitas cidades do interior cearense, o que vem demonstrar que a preocupação do prefeito Veveu Arruda é pertinente e priorizar o combate a essa gritante desigualdade social deve, sim, ser encarada como um grande desafio do governo municipal.
O que se espera é que ocorra o engajamento da sociedade sobralense, para que Sobral possa dar mais esse exemplo a todo o país; a eliminação da pobreza extrema em seus domínios.
Fonte:Jornal correio da semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário