De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fortaleza CE:PMs acusados de extorsão são transferidos para o Presídio Militar

O sargento Francisco Gilberto Costa e os soldados Elano Ribeiro Freitas e Francisco Marinho Silva Queiroz,presos em flagrante por extorsão contra um comerciante do bairro Ellery, foram transferidos para o Presídio Militar, no quartel do 5ºBPM, na manhã desta terça-feira (31). O trio aguardará preso as conclusões do inquérito policial instaurado no 1ºDP (Monte Castelo), bem como do procedimento aberto no Conselho de Disciplina da Polícia Militar.

Além dos três policiais presos sob suspeita de extorsão na noite de segunda-feira (30), houve a prisão dosoldado Francisco Edílio Paulo dos Santos, em Pindoretama, quando dirigia o carro ocupado pelos irmãos Roberto Norberto de Souza, 39, e Pedro Nazareno Norto de Souza, 46, acsuados de tentativa de assalto a um mercadinho localizado no distrito de Guanacés, em Cascavel.
Esses crimes que têm policiais militares como autores continuam a abalar a imagem da corporação. O relações públicas da Polícia Miltiar, major Marcus Costa, disse ao Jangadeiro Online que os fatos trazem duas vertentes. A primeira realmente mancha a reputação da corporação, tendo em vista que pessoas que fizeram juramento de honrar a farda estão, na verdade, sendo bandidos.
A vertente positiva é que, nos episódios da última segunda-feira, as prisões dos policiais militares foi efetuada por colegas de farda dos acusados. Segundo Marcus Costa, para o comando geral da PM, isso mostra que a maioria dos policiais militares não compactua com o comportamento dos acusados.
Os policiais militares serão submetidos ao Conselho de Disciplina porque estão há mais de 10 anos na corporação. O prazo de conclusão é de 30 dias, prorrogável por mais 20. O major Marcus Costa ressalta que a sociedade deseja que todos sejam expulsos de imediato, mas não existe base legal para tal decisão. “A nossa preocupação é fzer um procedimento bem feito, para evitar que eles, caso seja comprovada a culpa, não logrem êxito nos recursos a que têm direito. É por isso que o prazo para a conclusão é longo”, frisa.
Com relação ao inquérito policial, como houve flagrante, o prazo é de dez dias, entretanto, o delegado, ao encaminhar os autos à Justiça, pode solicitar a devolução para que as investigações tenham prosseguimento. Nesse caso, o novo prazo é determinado pelo juiz responsável pelo processo.
Fonte:Jangadeiroonline

3 comentários:

Unknown disse...

Esses policiais são bandidos fardados, tutelados pelo poder de policia do Estado e devem ser estirpados da corporação e condenados a pena exemplar. BANDIDOS SAFADOS!!!

Anônimo disse...

porque vcs nao mostra a cara destes policias bandidos para a populaçao si defender deles denuciando, tudo bem esconda esses bandidos da populaçao mas de deuz vcs nao pode , qui eles pague dobrado

Anônimo disse...

esse bandido de farda cabo de merda marinho e o mais conhecido nas comunidades como carrasco de cidadao e bandido o lema dele e dinheiro o cadeia ele e o rei di bater espancar a populaçao ,isso ja e di conhecimento das autoridades mas nada fazem mas desta vez esses bandidos vao pagar toda a ruindade que fizerao deuz abençoe a justiça