O abandono de veículos em via pública ou em sucatas deste Município tem sido uma prática que prejudica a população. Os automóveis, além de dificultarem o tráfego de veículos e dos pedestres, acabam virando ferro velho, como é o exemplo do que se encontrava estacionado em frente ao prédio da Delegacia de Polícia Civil que, depois de incendiado por vândalos, virou sucata na rua ao lado. Mas esse não é o único. Outros veículos apreendidos em operação policial dividem o espaço destinado ao estacionamento de carros da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Segundo o supervisor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Sobral, Raimundo Donizete Braga, carro abandonado também é um problema para o órgão. Como forma de esvaziar o seu depósito, tem procurado encaminhar para Fortaleza, para serem leiloados, os veículos apreendidos. "A maioria, que é encaminhada após a realização de blitze, não é resgatado pelos donos e acaba virando sucata", disse Braga.
Com relação aos que se encontram abandonados na via pública, ele atribui a responsabilidade ao Município. "O Detran se responsabiliza em recolher veículos que se encontram abandonados em rodovias estaduais. Se tem restrição a roubo é encaminhado para a polícia civil", disse Donizete Braga.
O Detran recomenda que, em caso de furto do veículo, além da vítima fazer o Boletim de Ocorrência (B.O.), deve informar ao órgão de trânsito sobre o ocorrido para constar o caso no seu sistema e no do Denatran. "Enquanto o automóvel roubado não for encontrado, o proprietário está desobrigado a pagar taxas de emplacamento, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas etc", alerta ele.
Fonte:Wilson Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário