De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Insegurança causa pânico em moradores

Centro de Novo Oriente, onde comerciantes já foram assaltados mais de uma vez. A violência é marcante 
FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO
Novo Oriente. Pânico e insegurança. Esta é a realidade deste Município, considerado o mais perigoso na região dos Inhamuns e Sertões de Crateús. O medo é evidente. Basta um pequeno diálogo com populares para se perceber o estado de insegurança, que já prejudica a vida das pessoas e influencia em mudanças na rotina dos munícipes. Depois do atentado que vitimou dois policiais na praça central da cidade, no final de julho, Novo Oriente silencia cedo da noite. Depois das 19h, as pessoas se recolhem às suas residências. "A cidade fica praticamente sem ninguém nas ruas a partir desse horário", diz a estudante Zilda Sousa.

Na verdade, Novo Oriente há muitos anos deixou de ser considerada um Município tranquilo, com características comuns das cidades interioranas. Segundo os moradores, essa realidade pacata perdurou até há uns 15 anos. Daí em diante, começaram a acontecer furtos, assaltos e outras ações criminosas, até chegar à situação gritante de insegurança atual, vivida a partir dos últimos quatro anos.

Assaltos à mão armada, arrombamentos a comércios e residências, assaltos nas estradas que dão acesso aos municípios da região e até aos carros que fazem horário para o Interior fazem parte da situação de violência do Município. Os comerciantes são os que mais se ressentem, tanto pelo medo de assaltos quanto pela diminuição de consumidores na cidade. A lista de vítimas de assaltos no comércio é extensa: Banco do Brasil, casas lotéricas, banco postal e muitas lojas.

Fonte:Diariodonordeste

Nenhum comentário: