De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sobral: Cerca de 6 mil fiéis participam de missas campais para louvar o padroeiro, São Francisco de Assis

Em Sobral, as festividades alusivas ao padroeiro, São Francisco, não foram adiadas. Toda noite, durante os nove dias de preparação para a grande data, dia 4, uma grande multidão, a maioria vestida de marrom, acompanha o novenário em louvor ao santo mais popular do Estado. Para receber todos os fiéis, que segundo os organizadores diariamente somam cerca de 5 a 6 mil, entre crianças e adultos, a missa é campal, fora da igreja. Uma grande arquibancada com capacidade para 4 mil pessoas foi montada para acomodar melhor quem vai aos novenários.

Para os frades capuchinhos de Sobral, as novenas são um tempo de agradecimento pelas graças recebidas por meio do padroeiro.

Este ano, o tema central da festa é "São Francisco e Santa Clara, modelos de amor eucarístico e missionário".

Durante o ato religioso, os frades chamam a atenção do público para que todos tomem parte, não apenas como meros ouvintes, mas de modo atrativo, rezando, ouvindo com atenção a Palavra de Deus e meditando-a, cantando com entusiasmo e fervor. "Quem canta seus males espanta, ou ainda, quem canta reza duas vezes", disse frei Nazário Oliveira, durante a celebração de segunda-feira.

A programação até o domingo, marca pela manhã e a tarde, missa, pregação, ladainha e novena as 6h, e à noite, missa campal. Na segunda-feira, 4, às 10h30, acontece a tradicional bênção dos animais; às 17h, procissão pelas ruas da cidade, seguida de missa de encerramento e logo após sorteio de brindes. Devido alguns incidentes, como pequenos furtos e até mesmo disparo de arma de fogo em anos anteriores, a segurança tem sido uma das prioridades durante as fases de grande aglomeração no local onde acontece os novenários.

O comandante do 3º Batalhão Policial Militar, Gilvandro Oliveira, ressalta que o retorno tem sido positivo. O número de assaltos aos devotos reduziu a zero, assim como outras ocorrências. Para garantir a ordem, policiais e viaturas são colocadas em pontos estratégicos. A Guarda Civil Municipal atua no isolamento das ruas no entorno da igreja durante a missa.

Este ano, a exemplo dos anos anteriores, no dia da procissão, os órgãos públicos do Município e o comércio local terão expediente especial de 8h às 14h, tendo em vista a participação dos seus servidores e funcionários na procissão. Os sobralenses, a exemplo de muitos outros lugares do Brasil e do mundo, reverenciam o milagroso santo, por ocasião do tradicional novenário. A Igreja de São Francisco de Sobral é uma das mais belas, notadamente pela geniosidade das pinturas sacras feitas em seu teto, há muitos anos, e que até hoje permanecem vivas, deslumbrando a todos que as observam. Vale ressaltar que o trabalho missionário dos capuchinhos é de grande relevância na disseminação dos ensinamentos evangélicos e na potencialização da fé.
Fonte e Foto:Wilson Gomes

Nenhum comentário: