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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Grendene faz 40 anos e anuncia maior lucro de sua história

Em 2010, a empresa registrou lucro líquido de R$ 312,4 milhões - valor 15% maior que o de 2009 - e recuperação das margens, resultando no crescimento de 40,8% no EBIT.  A Grendene, uma das maiores fabricante brasileira de calçados - inicia as comemorações de seus 40 anos anunciando os ótimos resultados obtidos em 2010. O lucro líquido da empresa (BM&FBOVESPA: Novo Mercado - GRND3) no acumulado do ano passado foi de R$ 312, 4 milhões, ante R$ 272,2 milhões registrados em 2009. Este é um patamar de lucro que se destaca nas empresas ligadas ao consumo no Brasil ultrapassando o lucro apresentado por Renner, Hering, Lojas Marisa e Riachuelo que tem sido destaque da Bolsa de Valores. No período, o EBIT da empresa cresceu 40,8% e houve recuperação das Margens Bruta e Líquida e Ebit, em 1,7 p.p, 0,8 p.p e 2,8 p.p, respectivamente. A meta da empresa é crescer o Lucro Líquido a uma taxa composta média entre 12% e 15% nos próximos cinco anos (2011-2015).

De janeiro a dezembro, foram vendidos 170 milhões de pares - 115 milhões para o mercado interno e 55 milhões ao mercado externo. Ocupando o primeiro lugar no ranking de exportações de calçados por oito anos consecutivos. Em 2010 a Grendene representou 38,2% da fatia de calçados nacionais vendidos ao exterior.  "No 4º trimestre de 2010 mantivemos a estratégia de recomposição dos preços, atenção aos custos e despesas e foco na recuperação das margens - que veio de fato no 2S10. Os resultados obtidos, embora esperados, são uma confirmação do acerto das decisões tomadas e da robustez dos nossos negócios, que navega bem em diferentes conjunturas econômicas", ressalta Francisco Schmitt, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Ao completar 40 anos, com vocação para o mundo da moda, produzindo calçados inovadores e gerindo marcas desejadas a Grendene conquistou expressiva liderança no setor de calçados, o que demonstra o acerto de sua visão do mercado, sua estratégia e modelo de negócios bem como a capacidade de criar valor para seus acionistas. Fundada em 1971, no município de Farroupilha (RS), a partir de uma pequena fábrica de embalagens plásticas, conta atualmente com 26 mil funcionários, um parque industrial formado por 12 fábricas distribuídas pelo Brasil e capacidade instalada de produção de 200 milhões de pares/ano.

Nova Política de dividendos:
A partir do exercício de 2011, a companhia altera a política de dividendos, e eleva a distribuição total de dividendos (pay-out), para aproximadamente 75% do Lucro Líquido do Exercício após a constituição de reservas legais, mantendo os pagamentos trimestrais.

Perspectivas:
"A posição da empresa no mercado está sólida, as relações com os canais de vendas excelentes, a aceitação dos produtos muito boa e a credibilidade geral da empresa nos sugere resultados ótimos para o futuro", antecipa Schmitt. De acordo com o executivo, os indicativos são positivos, principalmente, para o mercado interno. "Já no mercado externo, a evolução do câmbio não tem sido favorável e devemos focar nosso crescimento menos em volume e mais em valor agregado", revela.

A Grendene deve reforçar a execução de sua estratégia em 2011 com especial atenção à adequação de sua política de preços a um mercado com demanda forte, identificando novos segmentos de mercado, com novos licenciamentos, inovando em produtos, reforçando suas marcas com marketing agressivo através de múltiplas mídias e buscando a excelência na operação através das melhorias contínuas e reforçando seus relacionamentos com os canais de distribuição e clientes finais. A aproximação com o cliente final será foco de nossa estratégia de fortalecimento das marcas. O objetivo é ganhar escala crescendo com solidez e sustentabilidade tanto no mercado doméstico quanto no mercado externo com especial atenção para a manutenção das margens.  Confiante nos resultados obtidos, a Companhia estendeu a projeção das metas de longo prazo. Para os próximos cinco anos (2011-2015), temos a expectativa de crescer a receita bruta a uma taxa média composta entre 8% e 12% e o lucro líquido entre 12% e 15%.

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