De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobral tem a primeira vítima de "óbito materno de 2011"

Uma jovem de 19 anos, moradora da localidade de Marrecas, próximo a sede da cidade de Sobral, teria sido a primeira vítima de "óbito materno de 2011".
A paciente Maria Flávia Sousa de Paiva, 19 anos, que estaria internada no Hospital Dr. Estevão Ponte, na cidade Sobral, teria tido sérias complicações após o "parto" e teria sido levado ás pressas pelo unidade do SAMU para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, vindo a óbito horas depois.
O blog conversou com o Secretário de Saúde do nosso município, Dr. Carlos Hilton, que está numa reunião da SESA em Frotaleza, e  que nos disse que tomou conhecimento do caso hoje cedo, e que já determinou uma Comissão para apurar o ocorrido. 
O CASO -  Maria Flávia seria mãe pela primeira vez, e que fez seu pré-natal no PSF do bairro Pedrinhas, na sede de Sobral.
A paciente teria tido bebê na Maternidade do Hospital Dr. Estevão, por volta das 22:40hs desta quinta feira(24), sendo mãe de um feto do  sexo feminino.
Por volta de 01:00h desta sexta feira(25) o SAMU foi chamado para fazer a transferência da paciente para o Hospital Santa Casa de Sobral, segundo Dr. Carlos Hilton, o mesmo foi informado, que Maria Flávia sofria de uma "Atonia Uterina", um espécie de sangramento grave no útero.  
Uma informação colhida pelo Blog, é que o Hospital Dr. Estavão não dispõe de UTI,  e também não faz transfusão de sangue. O que ás vezes são necessários nessa hora.
A Secretaria de Saúde do Município de Sobral, dispõe de um  "Comitê que investiga esses casos", que já foi acionado pelo Secretário, para  as providências cabíveis. Vale ressaltar que há três anos não acontece "óbitos maternos" em Sobral.
Fonte:Bené Fernandes

Nenhum comentário: