De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Museu Dom José tem Ala da Comunicação José Maria Soares

Professora Maria Hilce Girão Capote destaca que a Sala José Maria Soares apresenta raridade como o primeiro microfone da Rádio Iracema, de 1952. Foto - Arquivo

Com o maior tombo artístico e histórico do Ceará, o Museu Dom José (MDJ) é considerado o quinto do Brasil em arte sacra e arte decorativa. Possui um acervo de mais de 36 mil peças entre objetos, imagens, documentação textual e bibliográfica. Como centro de pesquisa, documentação e atuação educativa, inserindo-se no grupo dos museus modernos, o MDJ apresenta intensa movimentação. Um dos locais mais procurados é a Sala José Maria Soares, espaço de pesquisa sobre a comunicação em Sobral e na zona Norte do Ceará.
Em 24 de novembro de 2005 foi inaugurada a Ala da Comunicação – Sala José Maria Soares e Sala da Imprensa – Correio da Semana, com a aquisição do acervo do radialista José Maria Soares (8.030 unidades – fotos, fitas cassetes, fitas de vídeo, discos etc.), doados por sua família, através da viúva Maria de Lourdes Coelho Soares.
Após sua morte, a família resolveu doar seu acervo à Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), mas a diretora do Museu Dom José, Giovana Mont’Alverne, conseguiu que a obra ficasseem Sobral. Naépoca, o então reitor da UVA, José Teodoro Soares, viabilizou recursos para a reforma das salas, mobiliário, equipamentos, climatização e banners.
A vice-diretora do MDJ, professora Maria Hilce Girão Capote, destaca que a Sala José Maria Soares apresenta raridade como o primeiro microfone da Rádio Iracema, de 1952;  uma vitrola em bom estado de conservação e discos de Adelino Moreira, Francisco Alves, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Adoriran Barbosa, Ataulfo Alves e Vinicius de Moraes, dentre tantos outros de uma coleção de 352 LPs. Nas fotografias estão registrados shows de artistas como Nelson Gonçalves e Ângela Maria; o desfile da Miss Brasil1955, asobralense Emilia Correia Lima; as visitas dos presidentes da República Castelo Branco e Juscelino Kubitschek; o Congresso das Vocações Sacerdotais, em 1955, com o bispo dom José Tupinambá da Frota.
A professora Maria Hilce Girão Capote enfatiza a importância do acervo coletado pelo radialista José Maria Soares durante cinco décadas, com fotos, recortes de jornais, fitas de vídeo, fitas cassete, microfones, vitrolas, mini gravadores com fitas originais, livros, troféus e almanaques. Um registro, através de imagens, sons, documentos e jornais, da história sócio-cultural, política e religiosa de Sobral, com destaque para a Rádio Iracema, onde foi diretor por 28 anos.

Nenhum comentário: