Conforme explica o secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos (PCdoB), depois da inauguração, a gestão do hospital passará para o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), da mesma forma como ocorreu com o Hospital Regional do Cariri, que será responsável por convocar, “imediatamente”, os profissionais já selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
“Até o fim do mês, cerca de 1.250 profissionais já estarão convocados e nos seus postos”, destaca Arruda, acrescentando que, a partir daí, as marcações de consultas e de exames deverão ter início. A previsão é que todos os funcionários estejam convocados “em três ou quatro” meses. “Ele (o HRN) está implantado. Agora, será o momento de captação dos servidores e da regularização trabalhista”, completa.
A implantação dos serviços oferecidos pelo hospital ocorrerá, em sua totalidade, de acordo com o cronograma de funcionamento do equipamento, definido pela Sesa. Na primeira etapa do cronograma, diz o secretário, os funcionários receberão treinamentos, em virtude da alta complexidade da unidade de saúde. A etapa final de implantação vai se dar com a abertura da urgência e emergência.
Desafogamento
Para Arruda Bastos, o HRN deverá desafogar, ainda mais, a rede hospitalar de Fortaleza. “Com o Hospital Regional do Cariri já tivemos uma redução muito grande da demanda dos pacientes do HGF, IJF e César Cals. Mas o hospital da região Norte vai ter uma influência muito maior, por conta da proximidade com Fortaleza. Além disso, no Cariri, já existia oferta de serviços especializados, que Sobral não tinha”, justifica.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O hospital faz parte de uma estratégia do Governo do Estado de descentralização da saúde Além de Sobral, Juazeiro do Norte já recebeu um equipamento dessa natureza. Quixeramobim e Maracanaú serão os próximos
Saiba mais
A inauguração será encerrada com um show da cantora Ivete Sangalo.
O hospital, que atenderá 55 municípios da Região Norte, é composto por 70 leitos de Terapia Intensiva (UTI), do total de 382 leitos.
No novo hospital foram investidos R$ 227 milhões de recursos do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As especialidades médicas serão cirurgia geral, traumatologia, neurologia, mastologia, ginecologia, psiquiatria, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, hematologia, nefrologia, infectologia, cardiologia e radiologia.
O HRN tem capacidade para realizar até 1.300 internações por mês.
Dos 1.641 profissionais aprovados em seleção pública, 697 têm nível superior, sendo 342 médicos. Além de médicos e 232 enfermeiros, a população terá atendimento de fisioterapeuta, fonoaudiólogo,terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista, farmacêutico, ouvidor e psicólogo.Fonte:O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário