De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O estado é o grande gerador da criminalidade que ele tenta combater

assalto_revolver_bandido_assaltante_roubo.jpgO brasileiro vive com medo.  Sair à rua gera medo.  Ficar em casa gera medo. Todo esse medo graças aos enormes números do crime no Brasil.  De quem é a culpa disso tudo?
Só no ano de 2012, mais de 50 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, e tivemos registro de mais de 556 mil casos de roubos e furtos a residências e comércios. E os números podem ser ainda maiores, pois o desânimo é tanto que a maioria dos crimes nem sequer vira ocorrência policial.
Ocupamos hoje a perigosa posição de 11º pais em número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Segundo a “Pesquisa Nacional de Vitimização”, 21% dos entrevistados foram vítimas de algum tipo de crime nos últimos 12 meses. Das 50 cidades mais violentas do mundo, o Brasil tem 14 delas no ranking.
Ícones da esquerda brasileira defendem que o aumento da criminalidade é resultado da desigualdade social e econômica do país, ou, ainda, que a culpa é da vítima. A solução, no caso, seria uma reforma do sistema capitalista ou a implantação do socialismo.
Já o pessoal da direita diz que a causa da criminalidade é que todo criminoso é um pervertido, e que esse comportamento é intrínseco a pessoa.
O fato é que não existe uma causa única no fenômeno da criminalização, muito menos existe uma única solução, ou uma solução simples. Parafraseando Bastiat, chamo a atenção para aquilo que não se vê: se existe algum "sistema" que deve ser reformado ou substituído, com certeza este seria o sistema de intervenção estatal ao qual estamos submetidos.
É possível visualizar que o estado é o grande responsável pelo aumento da criminalidade.
Como ele faz isso? Agindo de duas formas: diminuindo os riscos e os custos de se cometer um crime, e aumentando os riscos e os custos de se empreender uma atividade lícita e moralmente aceita.
Veja neste artigo as várias maneiras como o estado brasileiro estimula e aumenta a criminalidade.Fonte:http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1842

Nenhum comentário: