A eleição de Dilma Rousseff (PT) gerou na Europa elogios à democracia brasileira e expectativas de prosperidade para o país. Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, destacaram as relações bilaterais, enquanto o primeiro ministro espanhol, José Luis Zapatero, ressaltou o trabalho conjunto a ser ampliado com o Brasil.
Sarkozy afirmou que a vitória de Dilma representa o desejo da sociedade brasileira de manter o programa de governo desenvolvido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente francês ressaltou ainda que a França será parceira no Brasil nesta etapa da história política brasileira.
Ao parabenizar a presidente eleita do Brasil, Cavaco Silva disse que a vitória dela representa “uma renovada oportunidade” para o aprofundamento das relações bilaterais. O presidente português disse esperar uma visita de Dilma a Portugal ‘brevemente” e que espera a prosperidade e o progresso do “povo irmão brasileiro”.
Para o primeiro-ministro da Espanha, as relações com o Brasil serão intensificadas. “Seguiremos trabalhando para que as relações entre nossos dois países continuem em um nível magnífico”, afirmou Zapatero.
Com 99,99% das urnas apuradas, Dilma obteve 56,05% dos votos, enquanto o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, conseguiu 43,95%. Ela foi vitoriosa em três regiões do Brasil – Norte, Nordeste e Sudeste. Já Serra teve maioria no Sul e Centro-Oeste.
Com Agência Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário