De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

GREVE DO TRÂNSITO: Sindicato busca diálogo para evitar possíveis retaliações.

DSC04804O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral(Sindsems) espera audiência com prefeito Clodoveu Arrudapara impedir que haja retaliações contra os agente de trânsito que estavam de greve.
O SINDSEMS - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, entidade que representa a categoria dos agentes de trânsito, após a suspensão da greve nesta terça-feira (25), por força de determinação judicial, busca garantir que os agentes não sofram possíveis retaliações em decorrência do movimento paredista.
Com o retorno dos trabalhadores ás suas atividades laborais, informações dão conta que estão sendo tomadas diversas ações de assédio moral, autoritarismo e desrespeito para com os trabalhadores do trânsito de Sobral, com o objetivo  de intimidar a categoria para novas ações em defesa dos direitos dos trabalhadores.
A primeira forma de retaliação foi a ameaça do corte do ponto. Agora, as retaliações se ampliaram com o aviso de procedimentos administrativos (inquéritos/sindicância), sob a acusação de “insubordinação” e algo desse tipo. Também foi anunciado o rebaixamento dos supervisores de trânsito, numa açäo absolutamente desnecessária e revanchista, além de causar danos ao atendimento ao público em situações de emergência.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, repudia e denuncia de forma veemente estas atitudes da Secretaria da Cidadania e Segurança e Coordenadoria de Trânsito Municipal, ao tempo em que reafirma sua posição firme e decidida em defesa dos trabalhadores do serviço público e seus direitos. Estas ações da Secretaria só vêm confirmar o que denunciavam os agentes de trânsito no período da greve, que há uma forte militarização desta secretaria e um desrespeito total ao direito dos trabalhadores e um ataque frontal ä democracia e ao direito de organização sindical.
A forma de superar estas ações abusivas é a organização e a luta dos trabalhadores, que apesar de impedidos de continuar a greve por uma decisão judicial, vem demonstrando que o movimento é justo e conseqüente. A hora de maior organização, mobilização e enfrentamento político, pois tais açöes da secretaria são inaceitáveis.
Diante de tal postura do Poder Público, não há outro caminho a não ser a mobilização e a luta, pois com estas ações a Prefeitura de Sobral demonstra que não quer o diálogo, mas a imposição e a coerção.
O SINDSEMS e a categoria vão articular apoio e meios para garantir os direitos dos trabalhadores, a melhoria do serviço de trânsito e o fim da intransigência e dos desrespeito  para com os servidores e a população, presentes nas ações da Secretaria de Segurança e Cidadania de Sobral.
As razões da greve
Os trabalhadores do trânsito municipal estão reivindicando um reajuste no salário base, criação de um adicional de periculosidade, concurso público para  recompor o quadro e ampliar as vagas, pagamento de horas extras, em substituição de folgas em banco de horas, escalas de revezamento adequadas ao tipo de serviços, a fim de lhes assegurarem uma programação social e familiar, além do fim da militarização imposta à categoria de agentes de trânsito, que não é uma corporação militar.
Fonte: SINDSEMS/Sobral

Nenhum comentário: