De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Chuvas atrasam trabalho na Ferrovia Transnordestina

A instalação de trilhos da Ferrovia Transnordestina entre Missão Velha e Salgueiro foi paralisada há dois meses. Segundo um funcionário da Transnordestina Lojística, que prefere não se identificar, as chuvas não permitiram a continuidade dos trabalhos. A terraplanagem, em alguns pontos, foi coberta por mato e lama. A passagem de veículos foi interrompida. Um grupo de estudantes de Administração, de Juazeiro do Norte, que pretendia conhecer a ferrovia para um trabalho acadêmico, teve que voltar porque a estrada não deu passagem para as motos. Quatro meses depois do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter comemorado a instalação dos primeiros 15km de trilhos, percorrendo de trem o trecho entre túnel que passa por baixo da CE-393, na localidade denominada de Café da Linha para o Marco Zero, pouca coisa foi feita no percurso de 96km entre as cidades de Missão Velha e Salgueiro.

Nestes quatro meses, foram instalados apenas 10km de trilhos. A previsão inicial era de que seriam implantados 500 a 800 metros de trilhos por dia.

O funcionário da Transnordestina Logística disse que as frequentes chuvas que estão caindo na região inviabilizaram a continuidade dos trabalhos. O equipamento que transporta os trilhos e os dormentes não têm condições de operar no terreno encharcado. "Tem trilho com mais de 100 metros de extensão que pesa 800 quilos", afirmou ele, que também é responsável pela administração do projeto.
Silveira Roccha

Nenhum comentário: