De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Portal IG,Os 100 primeiros dias do segundo mandato do governador do Ceará, Cid Gomes

Cid Gomes inaugurando o Hospital Regional do Cariri na última sexta 
Em casa, os 100 primeiros dias do segundo mandato do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foram marcados por uma sequência de inauguração de obras iniciadas no seu primeiro mandato, mas também pela dificuldade do Estado em lidar com a onda de violência que assola o Estado.

Em Brasília, teve o privilégio de ser um dos governadores convidados para almoçar com o presidente do EUA, Barack Obama, mas não conseguiu emplacar nomes no primeiro escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff. Foi um começo de segundo mandato com altos e baixos políticos e administrativos. E os altos vieram do primeiro mandato e do prestígio que tinha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A articulação política do grupo liderado por Cid Gomes garantiu sua recondução ao poder nas últimas eleições e também deu à presidenta Dilma mais de 77% dos votos do eleitorado cearense. Porém, Cid não conseguiu emplacar nomes no primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff. No governo Lula o Ceará contou com o senador José Pimentel (PT) no Ministério da Previdência Social, com o senador Eunicio Oliveira (PMDB) na pasta das Comunicações e Pedro Brito na Secretaria Especial dos Portos. Hoje, o Ceará está de fora do primeiro escalão de Brasília.

Em termos administrativos, ele está colhendo os frutos do que semeou nos quatro primeiros anos de governo. Ele começou uma maratona de inaugurações de obras iniciadas antes de 2011.


São rodovias, unidades de saúde, escolas e moradias. Chega a quase R$ 2 bilhões o valor das mais de 120 obras a serem entregues neste primeiro semestre. Ele também trouxe de volta o gabinete do governador para o Palácio da Abolição, que depois de 25 anos volta a ser a sede do poder executivo do Estado.

Nenhum comentário: