Rota de milhares de pessoas da região norte, com destino a Fortaleza, a rodoviária de Sobral está abarrotada de passageiros. A qualquer hora do dia ou da noite todos os bancos reservados aos que esperam o ônibus ficam ocupados. Famílias inteiras, vindas dos mais distintos Municípios da Zona Norte, se aglomeram em uma espera que pode ser de dias inteiros. É comum observar senhoras e crianças com travesseiros e lençóis aproveitando a longa espera para dormir, sempre se protegendo das muriçocas que invadem o local, localizado às margens da Rio Acaraú.Quem pretende ir dos distritos de Sobral e de outros Municípios cearenses para Fortaleza ou para Estados do Norte do País só têm uma escolha: Expresso Guanabara. A empresa, criada em 1992, venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), e opera as linhas em toda a região norte desde novembro de 2009, com concessão válida por 15 anos.
De acordo com o Detran, o Governo do Ceará fez licitação para regularizar empresas de ônibus alternativo, conhecidas como Topics e regulamentar, os ônibus. Desde então, o Estado está gerenciando o sistema com o objetivo de exigir maiores contrapartidas das empresas prestadoras, como o pagamento de multas a passageiros que tenham bagagens extraviadas.
Segundo Paulo Ernesto Serpa, assessor de comunicação do Detran, a Expresso Guanabara atendeu às exigências do sistema e venceu o processo licitatório. Para o gerente de marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont´Alverne, a situação é transitória e acontece, principalmente, nos feriados e nos meses de férias escolares, como janeiro, fevereiro e julho.
Campanha
"Há mais de um ano fazemos campanhas para que, especialmente nos feriados e nas férias, os usuários façam compras antecipadas. Nesse período, a sazonalidade é muito grande e a compra antecipada nos permite contratar ônibus extras", explica Mont´Alverne.
De acordo com o gerente de marketing, a Guanabara está sublocando 15 ônibus de outra empresa para suprir o aumento da demanda nessas últimas semanas. "A cultura que se tinha até algum tempo atrás, de chegar na rodoviária e achar passagem para poucos minutos depois, está acabando. Muitos usuários já compram passagens com antecedência e os que deixam para a última hora acabam tendo que esperar um pouco mais", admite ele.
Horários extras
Ainda segundo o gerente de marketing da Guanabara, a empresa disponibiliza neste mês de julho dez horários extras diariamente para Fortaleza, além de colocar a venda bilhetes de ônibus que vem de outros Municípios e de outros Estados e que passam por Sobral. "O mercado de transporte intermunicipal está aquecido e estamos trabalhando para não deixar nenhum usuário sem viajar", finaliza.
Com informações: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário