De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobral:Praça com grades motiva contestação

Foto:Armando Costa

Moradores e direção de escola particular em Sobral têm interesses contrários em relação à Praça Rosa Gattorno
Sobral. A decisão de tornar a Praça Rosa Gattorno mais segura, com colocação de grades e portões de ferro, divide opiniões de moradores das imediações do Colégio Sant´Ana, onde o logradouro está situado. De acordo com a direção do colégio, em nota pública, a colocação desse equipamento faz parte do projeto "Praça segura", que tem a finalidade de oferecer maior segurança dos estudantes, pais dos alunos e pedestres que transitam por aquele espaço público, com permissão da Prefeitura local.

A decisão divide opiniões. Os moradores das ruas Maestro José Pedro e Coronel Antônio Regino Amaral estiveram no Fórum da cidade para entregar ao Ministério Público Estadual (MPE) um abaixoassinado, contendo mais de 100 assinaturas, no qual denuncia decisão tomada pela direção do colégio em tornar aquele espaço público em privado.

Os moradores consideram que o ato de fechar a praça causa estranheza pelo fato do Poder Público autorizar uma empresa particular a se beneficiar com o fechamento de um logradouro público. "A obra tem causado prejuízo aos moradores das imediações das referidas ruas, os quais necessitam por ali transitar", dizem.

Serviço prejudicado
Na visão da moradora Zeneida Frota Ribeiro, que reside há quase 70 anos na Rua Antônio Regino Amaral, o serviço de coleta de lixo está prejudicado. "Esta rua é bastante estreita e o caminhão de coleta de lixo não passa. A gente atravessava a praça para colocar só sacos de lixo do outro lado e agora, com essas grades, ficou difícil", disse a professora aposentada Zeneide Frota. Mas há quem concorde com a obra. A costureira Valdenira Elias Dantas diz ser uma frequentadora assídua da praça e que colocação das grades trouxe realmente mais segurança. "Havia risco aqui na praça antes da colocação dessas grades. Agora, marginal não entra".

O contabilista José Valdenir Coelho encaminhou ao prefeito Leônidas Cristino uma carta onde relata que a obra lhe trouxe prejuízo. Para a secretária municipal de Planejamento (Splan), Juraci Neves, o assunto não merece a polêmica. "Prefiro não alimentar esse tipo de notícia. O projeto de colocação das grades foi amplamente discutido com a Prefeitura e o Iphan. E o único momento que o portão é fechado é somente no intervalo das aulas. Então, não há mais espaço para esse tipo de discussão", disse a secretária.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Splan), Rua Viriato de Medeiros, 1.270, Centro, (88) 3677.1299

Fonte:DN

Nenhum comentário: