De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Governador Cid Gomes lança “Pacto pelo Pecém”

Empreendimentos no Complexo do Pecém deverão duplicar o PIB do Estado. 
O “Pacto pelo Pecém” foi lançado em solenidade na Assembleia Legislativa, na sexta-feira, dia 4 de maio, e de acordo com o Governador Cid Gomes, “o Pacto pretende reunir a sociedade cearense em prol do Estado do Ceará, já que o Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) é um empreendimento de grande impacto na economia cearense”. Cid Gomes afirmou, ainda, que o Produto Interno Bruto (PIB) anual, no Ceará, é de R$ 85 bilhões e que, com os empreendimentos do Pecém, esse valor deverá ser duplicado. “É uma só região responsável pela duplicação do PIB cearense; é muito importante que a sociedade participe do processo através desse Pacto”, afirma o Governador. 
De acordo com o presidente da Assembleia, Deputado Roberto Cláudio, há cerca de um ano, o Governador estimulou a formação do Pacto. “Com a ampliação e modernização do Porto, Cid Gomes viu a necessidade da participação tanto de outros poderes quanto da própria sociedade”, afirma o Deputado, lembrando que, desde a implantação do Porto do Pecém, há 10 anos, a ideia inicial era construir na região uma siderúrgica e uma refinaria. 
Ainda este ano, a Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE) será totalmente instalada. A siderúrgica, que faz parte da ZPE, e já está com as obras iniciadas, tem previsão de início de funcionamento em 2015. A refinaria já está com a área, de cerca de 1.900 hectares, requerida pela Petrobras para implantação. 
Também está sendo implantada no CIPP uma das maiores termelétricas do Brasil, com capacidade para 1.080 megawatts. “Todo o Ceará necessita de 1.300 megawatts de energia, e só essa termelétrica produzirá quase todo o necessário para suprir a necessidade do Estado. Em 2013, o Ceará, que era até seis anos, 100% importador de energia, passará a ser exportador”, afirma Cid Gomes. 
O Governador anunciou, também, a instalação do Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC) para a capacitação de mão de obra para os empreendimentos no Pecém. “Toda a região sentirá os efeitos do funcionamento do Complexo e nós estamos, desde agora, lutando para que sejam impactos positivos”, conclui Cid Gomes. 
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado 

Nenhum comentário: