De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cid cria coordenadoria militar para proteger prefeito Roberto Cláudio

O governador Cid Gomes (PSB) criou, através de decreto, aCoordenadoria Militar da Prefeitura da Fortaleza, que terá a responsabilidade de fazer a segurança pessoal do prefeitoRoberto Cláudio(PSB). A entidade terá policiais militares em seus quadros e será subordinada à Casa Militar, órgão estadual responsável pela segurança pessoal do governador.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado da ultima segunda-feira, 15. Segundo consta no documento, a coordenadoria terá por finalidade “assistir diretamente ao prefeito de Fortaleza nos assuntos relacionados à segurança institucional”. Algumas das atribuições são: “orientar, coordenar e dirigir serviços de segurança do prefeito; colaborar na elaboração de planejamento estratégico de segurança e deslocamento do prefeito; manter cadastro de identificação dos funcionários do gabinete; acompanhar o prefeito em solenidades e viagens”.

A coordenadoria terá duas subdivisões. Uma é a Célula Municipal de Ajudância de Ordens, que ficará encarregada, entre outras coisas, de “prestar assistência ao prefeito”. Além disso, poderá se estender até mesmo aos parlamentares, já que o decreto prevê que à célula caberá colaborar com o comando da Coordenadoria Militar na “execução da segurança pessoal dos vereadores, de acordo com critérios do prefeito”.

A outra célula é a de Segurança e Precursão, que terá como algumas de suas atribuições “organizar e executar o acompanhamento do prefeito em todos os seus deslocamentos; assegurar o cumprimento de medidas de segurança, de modo a proporcionar, em tempo hábil, a proteção do prefeito e de seus familiares em situações anormais ou eventuais; estudar as condições das vias dos itinerários a serem percorridos pelo prefeito”. O decreto já entrou em vigor.

Recentemente, a Câmara aprovou projeto que permitiu à Prefeitura firmar contratos com a Polícia Militar para fazer a segurança pessoal do prefeito. Antes, a Lei Orgânica dava essa atribuição à Guarda Municipal.Fonte:OPOVO

Nenhum comentário: