De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aneel aprova reajuste de até 4,38% para Coelce

Consumidores residenciais, no entanto, terão aumento de 3,44% na sua conta de energia a partir do dia 22
A partir do próximo dia 22 de abril, os cearenses terão um aumento médio de 3,52% na conta de luz. O índice foi aprovado na tarde de ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cerca de 3,1 milhões de unidades consumidoras serão afetadas pelo reajuste, localizadas nos 184 municípios do Estado. Para os clientes residenciais (convencionais e baixa renda), os quais representam em torno de 79% da base atendida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), o acréscimo na tarifa será de 3,44%. O índice pleiteado pela concessionária havia sido de 8,1%, conforme o Diário do Nordeste adiantou com exclusividade na sua edição do dia 11 deste mês.

No entanto, o reajuste tarifário, em 2013, pode chegar a até 4,38%, dependendo da classe consumidora, como é o caso daquela conectada à baixa tensão (abaixo de 2,3 kV), que abrange ainda estabelecimentos comerciais e indústrias de pequeno porte. Já no que se refere aos consumidores de alta tensão (acima de 2,3 kV), onde estão incluídas as grandes indústrias, por exemplo, o acréscimo será bem menor, ficando em 1,47%, segundo o deliberado, ontem, pela Aneel. Os índices aprovados pelo órgão regulador devem incidir na tarifa já reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro deste ano, e conforme a Lei 12.873/2013.

No ano passado, as contas de energia elétrica no Estado tiveram redução média de 7,61% na conta de luz.

O percentual foi resultado da soma de 12,2% negativos, oriundos do 3º Ciclo de Revisão Tarifária da empresa, e de 5,21% positivos provenientes de reajuste anual, os quais ocorreram em conjunto no mesmo ano, dado que em 2011 as tarifas permaneceram congeladas até que se definisse nova fórmula de cálculo para o processo revisional, que ocorre a cada quatro anos.Fonte:DN

Nenhum comentário: