De Sobral para o Mundo, Informativo com Qualidade sobre os fatos que acontecem em Sobral, Zona Norte do estado do Ceará e do Brasil.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Dois cearenses recebem o Prêmio Direitos Humanos 2011

Presidenta Dilma Rousseff entrega o Prêmio Direitos Humanos 2011 na categoria enfrentamento à pobreza, ao senhor Padre João Batista Frota.

Dois cearenses integraram o seleto grupo de 21 homenageados com o Prêmio Direitos Humanos de 2011: o padre João Batista Frota, da Diocese de Sobral; e a indígena Rita Gomes do Nascimento, de Crateús. A comenda foi entregue  na sexta-feira 9 pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Trata-se da mais alta condecoração do governo brasileiro entregue a pessoas e entidades que se destacam na defesa dos direitos humanos no País.
           Entre os homenageados estava também a juíza assassinada no Rio de Janeiro, Patrícia Acioli, premiada ´in memoriam´ na categoria “Enfrentamento à violência”. Sua filha e sua irmã receberam o prêmio.
           A empregada doméstica Creuza Maria Oliveira foi a vencedora da categoria “Igualdade Racial”. Ela começou a trabalhar aos dez anos no sertão da Bahia, em troca de comida e roupas usadas. Atualmente, é presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, além de ser membro do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade.
          A presidente ficou emocionada quando citou o nome do jornalista Vladimir Herzog, morto na ditadura. O prêmio ao instituto Vladimir Herz foi entregue à viúva do jornalista, Clarice Herzog.
A indígena do grupo Potyguara de Crateús-CE, Rita Gomes do Nascimento, recebeu o prêmio na categoria “Educação em Direitos Humanos”. Ela iniciou na década de 80 sua militância na Diocese de Crateús, atuando nas Pastorais da Criança, da Juventude, da Saúde, Indígena e dos movimentos de organização de bairros. Atualmente, é conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).
           O outro cearense homenageado pelo Palácio do Planalto é o padre João Batista Frota. Ele recebeu o prêmio na categoria “Enfrentamento à Pobreza”. Os contemplados receberam um certificado assinado pela presidente Dilma Rousseff e um troféu do artista plástico João Paulo Sirimarco Batista.
 Padre João
             Padre João Btista Frota tem atuação na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, zona Norte do Ceará. É criador de Obras Sociais, de Projetos e de ONG’s, a exemplo do Centro de Profissionalização Padre Ibiapina (CEPROHPI), trabalha na preparação da população mais carente para o mercado de trabalho. Seu espírito incomodado com as violações e com a necessidade da promoção dos Direitos Humanos é percebido na fundação de entidades como Construtores da Paz e Semeadores da Paz.
           Seu trabalho mais conhecido, o Projeto Cabra Nossa de cada Dia, consiste na distribuição de caprinos para o sustento de famílias carentes, enfrentando a aridez do sertão com animais fortes e resistentes. Referência em todo Brasil, o projeto já salvou milhares de vidas de crianças, além de contribuir na erradicação da pobreza no semi-árido sobralense.Blog do Edilson Silva

Nenhum comentário: